Caio Blat mata policial em IMPACTANTE cena de ‘Grande Sertão’, dirigido por Guel Arraes [EXCLUSIVO]
O portal CinePOP divulgou, de maneira exclusiva, um trecho do filme ‘Grande Sertão’, dirigido por Guel Arraes (‘O Auto da Compadecida’), que também assinou o roteiro em colaboração com Jorge Furtado. A data de lançamento está agendada para 6 de junho. Você pode assistir ao teaser aqui.
O filme foi premiado como melhor direção para Guel Arraes na categoria Critics’ Choice, durante a 27ª edição do Festival de Cinema Tallinn Black Nights (PÖFF), que ocorreu na Estônia, em novembro de 2023.
Baseado na obra clássica “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, a produção é realizada pela Paranoïd Filmes em parceria com Globo Filmes e terá distribuição da Paris Filmes. Com Caio Blat (Riobaldo) e Luisa Arraes (Diadorim) nos papéis principais, “Grande Sertão” é produzido por Manoel Rangel, Egisto Betti e Heitor Dhalia.
A trama do filme
A trama transporta o cenário violento dos jagunços do interior para o território das facções criminosas em uma periferia urbana rodeada por muralhas colossais, situada em uma época não especificada.
A história épica acompanha a jornada de Riobaldo, um educador que se une ao bando por amor a Diadorim, um dos criminosos. O elenco inclui grandes nomes como Rodrigo Lombardi (Joca Ramiro), Luiz Miranda (Zé Bebelo), Eduardo Sterblitch (Hermógenes), Mariana Nunes (Otacília) e Luellen de Castro (Nhorinhá).
Exploração de conceitos opostos
Guel destaca como explorou conceitos opostos, como amor e guerra, bem e mal, que se manifestam ao longo do filme: “Ao adaptar o livro para o cinema, buscamos capturar rapidamente os espectadores na trama realçando os temas românticos e aventureiros que são pilares da obra original.”
Roteiro Fiél a Obra Original
O roteirista Jorge Furtado explica que utilizaram as palavras de Guimarães Rosa sempre que possível para criar os diálogos do filme, mantendo assim a narrativa única de Riobaldo durante toda a produção. “A linguagem cinematográfica é bastante atrativa para o público jovem. O longa conta uma história romântica inserida em conflitos intensos; creio que isso pode interessar a qualquer espectador.”
Furtado expressa convicção de que aqueles que ainda não tiveram contato com essa obra ficarão surpresos com a prosa peculiar de Guimarães Rosa; muitos poderiam sentir-se instigados a ler o livro, e isso já seria um grande feito. Os apreciadores desse romance serão impactados pela sua impressionante atualidade.
Claro! Aqui está a tabela em HTML com as partes mais importantes da notícia:
“`html
Filme | Grande Sertão |
Direção | Guel Arraes |
Roteiro | Guel Arraes e Jorge Furtado |
Data de Lançamento | 6 de junho |
Premiação | Melhor direção para Guel Arraes na categoria Critics’ Choice no Festival de Cinema Tallinn Black Nights (PÖFF) |
Elenco Principal | Caio Blat (Riobaldo), Luisa Arraes (Diadorim), Rodrigo Lombardi (Joca Ramiro), Luiz Miranda (Zé Bebelo), Eduardo Sterblitch (Hermógenes), Mariana Nunes (Otacília) e Luellen de Castro (Nhorinhá) |
“`
Espero que isso ajude! Com informações do site UOL.