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    Proprietário de Tesla Model Y instala painéis solares no teto e promete até 100km extras por dia

    João SantosBy João Santosfevereiro 14, 2024Nenhum comentário4 Mins Read4 Views
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    O dono de um Tesla Model Y encheu o seu teto com painéis solares para carregar “até 100 km” — não foi uma boa ideia

    Um proprietário do Tesla Model Y surpreendeu ao afirmar que conseguiu tornar seu SUV elétrico mais eficiente adicionando painéis solares ao teto. No entanto, especialistas apontam desafios e limitações nesse sistema inovador.

    No mundo da mobilidade elétrica, a adoção de veículos equipados com células fotovoltaicas tem sido objeto de estudo e experimentação. Empresas como Toyota e Mercedes já testaram a integração de painéis solares em carros elétricos na tentativa de aumentar a autonomia. No entanto, essas tentativas mostraram-se pouco representativas em termos de eficiência.

    Projetos avançados, como o Sono Sion e o veículo solar da Lightyear, foram cancelados devido às limitações dos painéis solares. A expectativa inicial era que esses carros percorressem até 70 quilômetros por dia utilizando energia solar, mas as limitações tecnológicas acabaram diminuindo as expectativas.

    Mesmo diante desses obstáculos, um proprietário do Tesla Model Y compartilhou no Reddit sua experiência de aumentar a eficiência do veículo adicionando painéis solares ao teto. Segundo ele, esses painéis solares dobráveis podem carregar o carro entre 30 e 100 quilômetros por dia após cinco horas exposto ao sol.

    O projeto consiste em instalar os painéis solares no porta-malas do teto, fazendo com que se projetem cerca de 27 centímetros acima do teto do carro. O proprietário planeja reduzir essa projeção para apenas 15 centímetros na próxima versão e melhorar o alinhamento dos painéis, além de trabalhar em um suporte de fibra de carbono para iluminação. Com todas essas melhorias implementadas, espera-se que o Tesla Model Y seja capaz de gerar cerca de 4.000 W em seu teto e recuperar parte da energia solar enquanto estiver estacionado.

    No entanto, especialistas questionam a eficiência desse sistema em comparação com outros projetos. O protótipo do Prius da Toyota, por exemplo, cobria todo o teto e vidro traseiro com células fotovoltaicas, gerando 860 W e oferecendo uma autonomia adicional de aproximadamente 45 quilômetros.

    Além disso, o peso desses painéis solares no Tesla Model Y está próximo do limite máximo permitido nos tetos americanos (75 kg), o que afeta significativamente a aerodinâmica e pode aumentar o consumo de combustível em cerca de 10%. Estimativas não confirmadas pelo criador sugerem que o veículo pode percorrer ligeiramente mais de 40 quilômetros com os painéis solares instalados sob condições reais de condução.

    Diante desses desafios e limitações, ainda há muito a ser investigado em relação à eficiência e ao impacto na dinâmica e conforto ao dirigir. No entanto, iniciativas como essa mostram o potencial de novas soluções tecnológicas para oferecer vantagens sustentáveis ​​no futuro próximo.

    Notícia
    Em um relatório exclusivo, vamos analisar a adoção de veículos equipados com células fotovoltaicas e o avanço de um proprietário do Tesla Model Y que alega aumentar a eficiência de seu SUV elétrico com a adição de painéis solares distribuídos no teto.
    Várias empresas experimentaram veículos com células fotovoltaicas para melhorar a autonomia dos carros elétricos, mas sem sucesso significativo.
    O projeto Sono Sion e o veículo solar da Lightyear foram cancelados devido às limitações dos painéis solares.
    Um proprietário do Tesla Model Y conseguiu aumentar a eficiência do veículo adicionando painéis solares ao teto.
    Os painéis solares dobráveis podem carregar o veículo entre 30 e 100 quilômetros por dia após cinco horas exposto ao sol.
    O dono do Tesla Model Y planeja melhorar a projeção dos painéis solares e implementar um suporte de fibra de carbono para iluminação.
    Comparado a outros protótipos, o Tesla Model Y tem uma eficiência menor, mas ainda promissora.
    Existem desafios significativos em relação ao peso, aerodinâmica e resistência das células fotovoltaicas.
    Apesar dos desafios, proprietários inovadores estão explorando novas soluções tecnológicas para aumentar a eficiência dos veículos elétricos.

    Com informações do site Electrek.

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    João Santos
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    Formado em Cinema pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializou-se em direção e roteiro. Em seu blog, explora a interseção entre o cinema brasileiro e a literatura contemporânea, com foco em adaptações literárias. Apaixonado por documentários e biografias, traz uma perspectiva única sobre como histórias reais influenciam a ficção.

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